quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sal light ajuda a controlar pressão arterial



Um dos temperos mais utilizados na cozinha, o sal pode ser um vilão se consumido em grandes quantidades. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto acrescente no máximo 6g de sal por dia à sua dieta, cerca de uma colher de chá. Porém, o brasileiro abusa e chega a consumir 13g.
Uma solução para quem sofre de hipertensão é consumir o sal light, uma mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Como fica menos tempo no organismo, o cloreto de potássio diminue a retenção de água. A versão light do tempero, no entanto, não é recomendada para pessoas que sofrem com doenças renais. Problemas nos rins podem causar um acúmulo de potássio no organismo e aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas.
O sal é um dos responsáveis por doenças sérias, como a hipertensão. Composto basicamente por cloreto de sódio, o tempero precisa de água para ser dissolvido e aí sim atuar no organismo. O consumo excessivo aumenta a pressão arterial, já que o sistema circulatório fica sobrecarregado.
Não aposte apenas no sal, experimente dar sabor à comida com temperos como alecrim, hortelã, manjericão, orégano, cheiro verde, alho, cebola e curry.
Lembre-se, o consumo do sal light também deve ser controlado. Consumido em grandes quantidades, o tempero não terá o efeito desejado. O produto deve ser adotado com orientação de um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário